Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lady Gaga é acusada por fãs de imitar Madonna em "Born This Way"

A música "Born This Way" mal saiu do forno e já é alvo de acusações de imitação.

Mais uma vez, os fãs (ou seriam os anti-fãs?) de Lady Gaga acusam a americana de copiar Madonna.

A comparação agora é com a música "Express Yourself", composta e gravada por Madonna em 1989.

A acusação ganhou força e chegou colocar a música "Express Yourself" nos trending topics mundiais do Twitter, ao lado da tag #bornthiswayfriday. Já nos trending topics brasileiros a tag referente à música de Gaga nem aparece mais, e "Express Yourself" é um dos termos ainda mais comentados por aqui via Twitter.

AFINAL, AS MÚSICAS SE PARECEM?
"Born This Way" é um pouco mais agitada do que "Express Yourself" (são apenas 10 batidas por minuto de diferença) e a semelhança melódica está lá, apesar de não ser tão explícita. Está aí uma oportunidade para DJ's criarem um bom mashup.

Querendo ou não Madonna é a maior influência de qualquer cantora pop que surgiu depois de 1990, e Lady Gaga nunca escondeu sua admiração pela chamada "rainha do pop".

Se "Express Yourself" inspirou "Born This Way" cabe à própria Lady Gaga revelar, porém dizer que estas semelhanças configuram uma cópia descarada ou até mesmo um plágio é um exagero, uma acusação muito grave a se fazer.

Encontrar similaridades entre músicas pop não é "reinventar a roda". A maioria das músicas pop são parecidas, pois são direcionadas ao mesmo público. Este padrão "repetitivo" do pop não desmerece o gênero, e também acontece no rock, na música eletrônica, no pagode, etc.

No final, "Born This Way" é mais uma canção que traz elementos já utilizados anteriormente na música pop, porém ainda assim consegue manter sua identidade. Apesar de não ser a coisa mais incrível que Gaga fez, "Born This Way" provavelmente vai dar muito certo nas paradas, graças à imensa base de fãs que a artista conquistou.

E ai o que voce acha???
deixe seu comentario!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário